A Bichectomia é um processo cirúrgico que visa a mudança do contorno facial na área das bochechas através da remoção de uma parcela de gordura existente nessa região. Essa parcela é conhecida como "bola de Bichat", razão pelo qual esse procedimento leva esse nome. O procedimento pode ser realizado tanto por razões estéticas, quanto por motivos de saúde, como pacientes que apresentam problemas na oclusão dentária.
O acesso para remoção ocorre por dentro da boca. Após a cirurgia é indicado o uso de antibióticos e compressas frias.
Esta cirurgia visa a remodelação e rejuvenescimento do contorno da mandíbula e do pescoço. O procedimento é realizado através da suspensão do músculo presente na região, com posterior remoção do excesso de pele no local. A opção é feita por pacientes que apresentam perda do contorno da mandíbula e pele em excesso devido ao processo de envelhecimento natural, de envelhecimento precoce patológico, ou de perda de peso acentuada.
Após realizado o procedimento, é fundamental hidratar a pele constantemente e o paciente deve se manter em repouso, evitando a exposição ao sol.
Através do uso do ácido hialurônico, objetiva-se restaurar o contorno alterado com o envelhecimento ou harmonizar as proporções da face.
Com esse tratamento, é possível melhorar o volume perdido com a idade e harmonizar o formato e proporções originais. A substância também é eficiente para dar um novo formato ao rosto do paciente, preenchendo o queixo e dando novo formato às mandíbulas.
A aplicação de bioestimuladores de colágeno visa o rejuvenescimento da pele, seja da face, do pescoço ou do corpo. O procedimento é realizado através da injeção de medicamentos em pontos específicos para tratamento.
Os principais bioestimuladores, como o Ácido Poli-L-láctico, a Hidroxiapatita de Cálcio e Policaprolactona, estimulam o aumento da produção de colágeno pelo organismo após injetados na pele. Esse estímulo de produção de colágeno permitirá que a pele se torne mais firme e com textura mais jovial, provocando um “efeito lifting” nas áreas tratadas. É bem indicado para a diminuição da flacidez.
É um tratamento que visa o estímulo de renovação da pele, seja para melhorar sua textura ou manchas. Por isso, é muito indicado para tratamento de melasma, sardas, cicatrizes de acne, olheiras com componente pigmentar, rugas finas, poros dilatados etc. Geralmente é realizado em sessões quinzenais a mensais e por um período que varia de acordo com cada caso.
Através da aplicação de ácidos sobre a pele, é possível retirar camadas danificadas e estimular o crescimento de uma superfície regenerada, podendo ser utilizado no tratamento de manchas, rugas e poros dilatados, por exemplo.
Após realizado o procedimento, é importante evitar a exposição ao sol, uma vez que a pele fica mais sensível. O uso de filtro solar é necessário para pacientes que passam por esse procedimento.
Este é um tratamento realizado com um aparelho dermógrafo para facilitar e potencializar a penetração de medicamentos através da pele, além de ativos, vitaminas e fatores de crescimento . Os medicamentos aplicados variam de acordo com o objetivo do tratamento. Por isso, tem utilidade em diversos casos como: tratamento de rugas, manchas como o melasma, flacidez, cicatrizes de acne e outras, estrias e crescimento capilar. É importante que o profissional controle adequadamente a pressão aplicada no processo de microagulhamento por drug delivery.
A toxina botulínica, conhecida popularmente como “botox”, é uma proteína produzida pela bactéria Clostridium botulinum. Sua aplicação em um músculo facial específico, bloqueia o impulso nervoso que leva à sua contração, causando o relaxamento local e suavizando as rugas de expressão.
A toxina botulínica é indicada para amenizar as rugas expressão, dentre elas as linhas verticais entre as sobrancelhas, os pés-de-galinha nos cantos dos olhos, as linhas horizontais na testa. O intuito de sua aplicação é de enfraquecer e relaxar o músculo do local aplicado, para não contrair. Esse tratamento previne que se formem novas rugas.
O tratamento é rápido e a recuperação é mínima. A toxina inicia seu efeito com 3 dias e atinge seu efeito máximo com 14 dias, o qual perdura por cerca de 4 meses. O desaparecimento do efeito ocorre gradativamente, enquanto a ação muscular retorna. Com aplicações em intervalos regulares (indico pelo menos de 6 em 6 meses), pode ocorrer de o músculo enfraquecer e, dessa forma, as aplicações passarem a durar mais tempo.
Os efeitos colaterais são mínimos e relacionam-se com a injeção local. Dor ou edema podem surgir em torno do local da injeção. Maquiagem pode ser usada após o tratamento, mas é preciso ter cuidado para não pressionar ou massagear a área por 24 horas após o procedimento.
Esta cirurgia visa a remodelação e rejuvenescimento do contorno da face. O lifting facial ou ritidoplastia é uma das cirurgias plásticas mais realizadas no Brasil. Ela se caracteriza pelo tratamento da flacidez de pele ou das estruturas mais profundas da face, devolvendo os tecidos ao seu lugar original, consequentemente, trazendo de volta jovialidade para o paciente.
O procedimento é realizado através da suspensão dos tecidos moles presentes na região, com posterior remoção do excesso de pele do local. A opção é feita por pacientes que apresentam perda do contorno jovial da face e pele em excesso devido ao processo de envelhecimento natural, de envelhecimento precoce patológico, ou de perda de peso acentuada.
Após realizado o procedimento, é fundamental hidratar a pele constantemente e o paciente deve se manter em repouso, evitando a exposição ao sol.
A correção cirúrgica da cicatriz é indicada para melhorar alterações do aspecto de uma cicatriz prévia como irregularidades, posição no corpo, textura, tamanho ou cor, proporcionando uma maior harmonia no local tratado. O resultado pode variar de acordo com as características da cicatrização de cada paciente. A cirurgia de correção de cicatriz é realizada para minimizar a cicatriz de modo que fique mais uniforme com o seu tom de pele e a textura circundante.
É realizada em qualquer parte do corpo, em cicatrizes mais graves ou quando outros tipos de tratamentos estéticos isoladamente não são suficientes. Dependendo de cada caso, pode ser feita em consultório ou em centro cirúrgico e necessita de cuidados específicos para ter a melhor recuperação possível. Esse procedimento é uma opção para os pacientes que apresentam cicatrizes após o lifting cervical.
E saiba mais sobre o universo da cirurgia plática e outros procedimentos